quinta-feira, 5 de julho de 2012

Vamos Fugir: Trancoso /Bahia.

Até poucos anos, Trancoso ainda era um mero complemento de Arraial d’Ajuda e Porto Seguro. Hoje, muita coisa mudou e a vila tornou-se a mais badalada da Bahia, um destino turístico independente. Você pode nunca ter ido, mas com certeza já ouviu falar de lá. Trancoso ganhou fama infinitamente maior do que sue próprio tamanho. Recebeu condomínios de luxo e uma dúzia de pousadas de charme. Transformou-se numa praia para ser curtida em grande estilo, mas sem pompa ou nariz empinado, graças ao astral desencanado que os hippies deixaram de herança.

 O mais curioso é que toda a fama de Trancoso não se deve exatamente à paisagem – apesar dos quilômetros de praias semivirgens que ainda existem naquele trecho do litoral sul da Bahia. O verdadeiro atrativo do lugar é a vila em si, cuja síntese está numa praça grande erguida sobre um platô no alto da falésia, e que os locais chamam de Quadrado: nos fundos, de costa para o mar, fica a igrejinha; nas laterais, pequenas casinhas coloridas, que alternam pousadas transadas, lojas de grife e restaurantes; no centro de tudo, um gramadão mal cortado, onde os nativos improvisam um futebol e uma roda de capoeira.

 Por isso, Trancoso precisa ser sentida e não apenas vista. É preciso passar algumas noites lá e entrar no clima de um lugar onde o legal mesmo é ficar de bobeira no tal Quadrado. Jantar à luz de velas num restaurante com mesas ao ar livre e namorar atrás da igreja vendo a lua cheia nascer é um privilégio apenas para quem fica hospedado por lá.


 Não se espante muito se, de repente, topar com algum artista famoso descansando à sombra de uma amendoeira ou admirando o visual do mirante atrás da igreja como todo mundo faz. Os nativos nem se abalam mais. Ninguém pede autógrafo. Bruna Lombardi e Elba Ramalho são presenças constantes.

Prós: Clima relaxante e bem romântico, vale a pena conferir!

Contras:  Nada lá é muito em conta, tem que ser reservado com bastante antecedência. 

 Achamos esse site onde você pode programa-se melhor:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário